Liturgia e Homilia - 1º Domingo da Quaresma - 26/02/2023
- 25/02/2023
- 0 Comentário(s)
Primeira Leitura (Gn 2,7-9; 3,1-7)
Leitura do Livro do Gênesis:
7O Senhor Deus formou o homem do pó da terra, soprou-lhe nas narinas o sopro da vida e o homem tornou-se um ser vivente. 8Depois, o Senhor Deus plantou um jardim em Éden, ao oriente, e ali pôs o homem que havia formado. 9E o Senhor Deus fez brotar da terra toda sorte de árvores de aspecto atraente e de fruto saboroso ao paladar, a árvore da vida no meio do jardim e a árvore do conhecimento do bem e do mal.
3,1A serpente era o mais astuto de todos os animais dos campos que o Senhor Deus tinha feito. Ela disse à mulher: “É verdade que Deus vos disse: ‘Não comereis de nenhuma das árvores do jardim?’”
2E a mulher respondeu à serpente: “Do fruto das árvores do jardim nós podemos comer. 3Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, Deus nos disse: ‘Não comais dele, nem sequer o toqueis, do contrário, morrereis’”.
4A serpente disse à mulher: “Não, vós não morrereis. 5Mas Deus sabe que, no dia em que dele comerdes, vossos olhos se abrirão e vós sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal”.
6A mulher viu que seria bom comer da árvore, pois era atraente para os olhos e desejável para se alcançar o conhecimento. E colheu um fruto, comeu e deu também ao marido, que estava com ela, e ele comeu. 7Então, os olhos dos dois se abriram; e, vendo que estavam nus, teceram tangas para si com folhas de figueira.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Responsório Sl 50(51),3-4.5-6a.12-13.14.17 (R. cf. 3a)
— Piedade, ó Senhor, tende piedade, pois pecamos contra vós.
— Piedade, ó Senhor, tende piedade, pois pecamos contra vós.
— Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! Na imensidão do vosso amor, purificai-me! Lavai-me todo inteiro do pecado, e apagai completamente a minha culpa!
— Eu reconheço toda a minha iniquidade, o meu pecado está sempre à minha frente. Foi contra vós, só contra vós, que eu pequei, e pratiquei o que é mau aos vossos olhos!
— Criai em mim um coração que seja puro, dai-me de novo um espírito decidido. Ó Senhor, não me afasteis de vossa face, nem retireis de mim o vosso Santo Espírito!
— Dai-me de novo a alegria de ser salvo e confirmai-me com espírito generoso! Abri meus lábios, ó Senhor, para cantar, e minha boca anunciará vosso louvor!
Segunda Leitura (Rm 5,12.17-19)
Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos:
Irmãos: 12Consideremos o seguinte: O pecado entrou no mundo por um só homem. Através do pecado, entrou a morte. E a morte passou para todos os homens, porque todos pecaram...
17Por um só homem, pela falta de um só homem, a morte começou a reinar. Muito mais reinarão na vida, pela mediação de um só, Jesus Cristo, os que recebem o dom gratuito e superabundante da justiça. 18Como a falta de um só acarretou condenação para todos os homens, assim o ato de justiça de um só trouxe, para todos os homens, a justificação que dá a vida.
19Com efeito, como pela desobediência de um só homem a humanidade toda foi estabelecida numa situação de pecado, assim também, pela obediência de um só, toda a humanidade passará para uma situação de justiça.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Anúncio do Evangelho (Mt 4,1-11)
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 1o Espírito conduziu Jesus ao deserto, para ser tentado pelo diabo. 2Jesus jejuou durante quarenta dias e quarenta noites, e, depois disso, teve fome. 3Então, o tentador aproximou-se e disse a Jesus: “Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães!” 4Mas Jesus respondeu: “Está escrito: ‘Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus’”.
5Então o diabo levou Jesus à Cidade Santa, colocou-o sobre a parte mais alta do Templo, 6e lhe disse: “Se és Filho de Deus, lança-te daqui abaixo! Porque está escrito: ‘Deus dará ordens aos seus anjos a teu respeito, e eles te levarão nas mãos, para que não tropeces em alguma pedra’”. 7Jesus lhe respondeu: “Também está escrito: ‘Não tentarás o Senhor teu Deus!’”
8Novamente, o diabo levou Jesus para um monte muito alto. Mostrou-lhe todos os reinos do mundo e sua glória, 9e lhe disse: “Eu te darei tudo isso, se te ajoelhares diante de mim, para me adorar”. 10Jesus lhe disse: “Vai-te embora, Satanás, porque está escrito: ‘Adorarás ao Senhor, teu Deus, e somente a ele prestarás culto’”. 11Então o diabo o deixou. E os anjos se aproximaram e serviram a Jesus.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Homilia - Pe. Jair
Mostra-nos, a 1ª leitura, que Adão foi o causador do maior desastre para a humanidade porque não conseguiu vencer a única tentação, que está na raiz de todo ser humano, que é o vírus do demônio=orgulho.
Adão abriu brecha para o vírus do demônio=orgulho penetrar na sua vida e, neste episódio, fica bem claro que a culpa não é apenas do tentador, mas, sobretudo dele que nela caiu.
Adão fracassou e revelou ser uma pessoa despreparada e de pouca fé. Será que em nossos dias muda alguma coisa?
Adão falhou porque não levou a sério o compromisso de comunhão com Deus e o vírus do pecado=orgulho, “pecado original”, entrou no mundo.
Enquanto Jesus, como nos mostra o evangelho, foi tentado pelo vírus do demônio=orgulho, do começo ao fim de sua vida, principalmente na sua vida pública, mas venceu todas as tentações por que a sua entrega foi total ao Pai.
Jesus levou com muita seriedade o compromisso de comunhão com o Pai, após seu batismo dizendo: “Eu e o Pai somos um!” Quem me vê, vê o Pai!”.
Percebem? Nesta comunhão tão íntima entre Jesus e Pai, não há lugar para o vírus da tentação.
É isso que Jesus quer colocar na cabeça de cada um de nós dizendo: O caminho mais correto e eficaz para você vencer o vírus de todas as tentações, principalmente as do poder, posse e prazer.
É sair da pré-compreensão da fé, dar um passo a mais para fé DE Jesus e sentir na alma que tem a força do Espírito Santo para ajustar sua vida a vida de Deus.
E não conceber nenhuma brecha para vírus do demônio=orgulho, símbolo da corrupção, entrar na sua vida.
Porque o demônio=orgulho é falso, mentiroso e traidor e quando entra na sua vida causa um grande prejuízo para si, sua família, comunidade e sociedade e ainda diz: está vendo o que eu fiz com você?
Cuidado, diz o demônio: Posso fazer ainda coisas piores porque você é fraco e não tem personalidade.
O poder do demônio=orgulho é forte. Mas, diante de Jesus ele foi derrotado. Agora o alvo somos nós porque ele não mudou de ideia e sua proposta ainda está de pé.
Oferecendo milhares de vantagens para quem quer segui-lo e, infelizmente, tem muita gente aceitando o convite. É só olhar para os corruptos que estão nas mídias, diante dos holofotes e por aí em diante...
Olhem a situação dessas pessoas e de seus familiares. Quem é que quer ficar na pele delas?
E diante deste realidade que a Igreja muito sábia e oportuna, através da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil promove, neste ano, a Campanha da Fraternidade, cuja finalidade é ajudar-nos a assumir a dimensão comunitária e social da vida cristã e eclesial.
A Igreja quer contar com o esforço de cada um de nós para o caminho quaresmal, caminho iluminado pela Palavra de Deus.
E formar um novo povo, capaz de viver de acordo com os princípios do projeto divino porque Deus é caridoso para conosco. O mesmo devemos ser para com nossos irmãos.
Com a proposta de “não ceder à tentação mágica do demônio de transformar pedras em pão, e sim, acolher o convite à partilha do pão, porque esta é a lógica divina: a lógica da caridade fraterna para quem está com fome”.
Daí a importância de “Quem vive segundo o Espírito de Deus, recebido desde a criação, viver a religião da partilha”.
E acolher o ensinamento de Jesus diante da multidão faminta de homens e mulheres: “Dai-lhes vós mesmo de comer”.
Vamos voltar para o seio de nossas famílias e atividades diárias com este ensinamento: Sempre que vencemos o vírus do demônio=orgulho, símbolo do pecado, enxergamos melhor que estamos em comunhão com Deus e em condições de realizar seu projeto que “Vida e vida em abundância para todos”.
Pe. Jair – Patos, 26.02.2023 -YouTube – Patos Online.






