Liturgia e Homilia - Missa de Natal - 24 de dezembro de 2023

  • 24/12/2023
  • 0 Comentário(s)

Liturgia e Homilia - Missa de Natal -  24 de dezembro de 2023

Primeira Leitura (Is 9,1-6)

Leitura do Livro do Profeta Isaías:

1 O povo, que andava na escuridão, viu uma grande luz; para os que habitavam nas sombras da morte, uma luz resplandeceu.

2 Fizeste crescer a alegria e aumentaste a felicidade; todos se regozijam em tua presença, como alegres ceifeiros na colheita, ou como exaltados guerreiros ao dividirem os despojos.

3 Pois o jugo que oprimia o povo, — a carga sobre os ombros, o orgulho dos fiscais — tu os abateste como na jornada de Madiã.

4 Botas de tropa de assalto, trajes manchados de sangue, tudo será queimado e devorado pelas chamas.

5 Porque nasceu para nós um menino, foi-nos dado um filho; ele traz aos ombros a marca da realeza; o nome que lhe foi dado é: Conselheiro admirável, Deus forte, Pai dos tempos futuros, Príncipe da paz.

6 Grande será o seu reino e a paz não há de ter fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reinado, que ele irá consolidar e confirmar em justiça e santidade, a partir de agora e para todo o sempre. O amor zeloso do Senhor dos exércitos há de realizar estas coisas.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial Sl 95(96),1-2a.2b-3.11-12,13 (R. Lc 2,11)

— Hoje nasceu para nós o Salvador, que é Cristo, o Senhor.

— Hoje nasceu para nós o Salvador, que é Cristo, o Senhor.

— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira! Cantai e bendizei seu santo nome!

— Dia após dia anunciai sua salvação, manifestai a sua glória entre as nações, e entre os povos do universo seus prodígios!

— O céu se rejubile e exulte a terra, aplauda o mar com o que vive em suas águas; os campos com seus frutos rejubilem e exultem as florestas e as matas

— na presença do Senhor, pois ele vem, porque vem para julgar a terra inteira. Governará o mundo com justiça, e os povos julgará com lealdade.

Segunda Leitura (Tt 2,11-14)

Leitura da Carta de São Paulo a Tito:

Caríssimo: 11 A graça de Deus se manifestou trazendo salvação para todos os homens. 12 Ela nos ensina a abandonar a impiedade e as paixões mundanas e a viver neste mundo com equilíbrio, justiça e piedade, 13 aguardando a feliz esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo.

14 Ele se entregou por nós, para nos resgatar de toda maldade e purificar para si um povo que lhe pertença e que se dedique a praticar o bem.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Evangelho (Lc 2,1-14)

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

1 Aconteceu que, naqueles dias, César Augusto publicou um decreto, ordenando o recenseamento de toda a terra.

2 Este primeiro recenseamento foi feito quando Quirino era governador da Síria. 3 Todos iam registrar-se cada um na sua cidade natal.

4 Por ser da família e descendência de Davi, José subiu da cidade de Nazaré, na Galileia, até a cidade de Davi, chamada Belém, na Judeia, 5 para registrar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida.

6 Enquanto estavam em Belém, completaram-se os dias para o parto, 7 e Maria deu à luz o seu filho primogênito. Ela o enfaixou e o colocou na manjedoura, pois não havia lugar para eles na hospedaria.

8 Naquela região havia pastores que passavam a noite nos campos, tomando conta do seu rebanho.

9 Um anjo do Senhor apareceu aos pastores, a glória do Senhor os envolveu em luz, e eles ficaram com muito medo. 10 O anjo, porém, disse aos pastores: “Não tenhais medo! Eu vos anuncio uma grande alegria, que o será para todo o povo: 11 Hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós um Salvador, que é o Cristo Senhor. 12 Isto vos servirá de sinal: Encontrareis um recém-nascido envolvido em faixas e deitado numa manjedoura”.

13 E, de repente, juntou-se ao anjo uma multidão da corte celeste. Cantavam louvores a Deus, dizendo: 14 “Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos homens por ele amados”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Homilia – Padre Jair

Com muita alegria, celebramos nesta noite o Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo. O Evangelho narra como foi o nascimento de Jesus. Chama a nossa atenção a situação de pobreza em que Maria deu à luz.

Todos nós tivemos uma cama ou um berço onde fomos colocados quando nascemos. Jesus teve de ser colocado numa manjedoura, isto é, num coxo de animais. Admira-nos também a beleza com que os anjos deram a notícia aos pastores.

“Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos homens por ele amados.” Essas palavras dos anjos expressam bem os nossos sentimentos nesta noite.

Damos glória a Deus e pedimos a paz para a terra, especialmente para os homens e mulheres mais queridos de Deus.

Nós nunca conseguimos entender o tamanho do amor de Deus por nós, manifestado no Natal. Somos felizes, porque Deus nos abraçou e fez um eterno pacto de amor conosco. “De tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único”.

Percebem? O Natal é festa da esperança e, sobretudo da confiança. Essa motivação, o povo de Deus carregou durante sua história, mesmo em meio aos sofrimentos o profeta falando em nome de Deus tem a coragem de dizer:

O mal não prevalecerá, pois, a esperança do povo de Deus em um Messias esperado se concretiza no filho de Deus Senhor da justiça e da paz. “Hoje nasceu para vós o Salvador que é o Cristo Senhor”.

Por isso que o Natal é festa do compromisso, é a Palavra de Deus que se encarnou em nosso meio, “A Palavra eterna fez-Se pequena; tão pequena que cabe numa manjedoura. Fez-Se criança para que a Palavra possa ser compreendida por nós” (papa Bento XVI).

Ouçamos a voz de Cristo, ouçamos a voz dos pequenos e marginalizados e comuniquemos com palavras e ações: "Hoje nasceu para vós o Salvador que é o Cristo Senhor”.

Natal é alegria, pois Deus na sua bondade e infinita misericórdia veio confraternizar conosco através de seu filho Jesus Cristo. Como diz Paulo: “Ele se entregou por nós, para nos resgatar de toda maldade” e nos levou a praticar o bem.

Portanto, na alegria do natal vamos agradecer a Deus por todos os leigos e leigas que se dedicam com todo empenho em nossa caminhada de igreja com o propósito de sermos uma igreja em estado sinodal.

Vamos voltar para o seio da família e atividades diárias com se ensinamento: que sejamos também envolvidos por aquela luz que veio aos pastores e nos tornemos estrelas, como aquela que guiou os reis magos.

Juntemos nossas vozes aos anjos e cantemos “glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos homens por Ele amados”. Feliz Natal e um Ano Novo repleto de paz, saúde e felicidades!

Hoje, nasceu para vós um Salvador!

Pe. Jair – Patos, 24.12.2023 – YouTube –Patos Online.


#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Top 5

top1
1. Eu Sou Teu Pai

Valesca Mayssa

top2
2. Passa Lá em Casa Jesus

Kailane Frauches

top3
3. Deserto

Maria Marçal

top4
4. Nada Me Faltará

Izabelle Ribeiro

top5
5. Bênçãos Que Não Têm Fim (Counting My Blessings)

Isadora Pompeo

Anunciantes