Liturgia Dominical e Homilia - Solenidade de Todos os Santos - 04 de novembro de 2023
- 04/11/2023
- 0 Comentário(s)

Primeira Leitura (Ap 7,2-4.9-14)
Leitura doLivro do Apocalipse de São João:
Eu, João, 2vi um outro anjo, que subia do lado onde nasce o sol. Ele trazia a marca do Deus vivo e gritava, em alta voz, aos quatro anjos que tinham recebido o poder de danificar a terra e o mar, dizendo-lhes: 3“Não façais mal à terra, nem ao mar, nem às árvores, até que tenhamos marcado na fronte os servos do nosso Deus”.
4Ouvi então o número dos que tinham sido marcados: eram cento e quarenta e quatro mil, de todas as tribos dos filhos de Israel.
9Depois disso, vi uma multidão imensa de gente de todas as nações, tribos, povos e línguas, e que ninguém podia contar. Estavam de pé diante do trono e do Cordeiro; trajavam vestes brancas e traziam palmas na mão. 10Todos proclamavam com voz forte: “A salvação pertence ao nosso Deus, que está sentado no trono, e ao Cordeiro”.
11Todos os anjos estavam de pé, em volta do trono e dos Anciãos, e dos quatro Seres vivos, e prostravam-se, com o rosto por terra, diante do trono. E adoravam a Deus, dizendo: 12“Amém. O louvor, a glória e a sabedoria, a ação de graças, a honra, o poder e a força pertencem ao nosso Deus para sempre. Amém”. 13E um dos Anciãos falou comigo e perguntou: “Quem são esses vestidos com roupas brancas? De onde vieram?”
14Eu respondi: “Tu é que sabes, meu senhor”. E então ele me disse: “Esses são os que vieram da grande tribulação. Lavaram e alvejaram as suas roupas no sangue do Cordeiro”.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Responsório Sl 23(24),1-2.3-4ab.5-6 (R. cf. 6)
— É assim a geração dos que procuram o Senhor!
—É assim a geração dos que procuram o Senhor!
— Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra, o mundo inteiro com os seres que o povoam; porque ele a tornou firme sobre os mares, e sobre as águas a mantém inabalável.
—"Quem subirá até o monte do Senhor, quem ficará em sua santa habitação?". "Quem tem mãos puras e inocente coração, quem não dirige sua mente para o crime.
— Sobre este desce a bênção do Senhor e a recompensa de seu Deus e Salvador". "É assim a geração dos que o procuram, e do Deus de Israel buscam a face".
Segunda Leitura (1Jo 3,1-3)
Leitura daPrimeira Carta de São João:
Caríssimos: 1Vede que grande presente de amor o Pai nos deu: de sermos chamados filhos de Deus! E nós o somos! Se o mundo não nos conhece, é porque não conheceu o Pai.
2Caríssimos, desde já somos filhos de Deus, mas nem sequer se manifestou o que seremos! Sabemos que, quando Jesus se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque o veremos tal como ele é. 3Todo o que espera nele purifica-se a si mesmo, como também ele é puro.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Anúncio do Evangelho (Mt 5,1-12a)
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 1vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se,2e Jesus começou a ensiná-los: 3“Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. 4Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados. 5Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra. 6Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. 7Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. 8Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus. 9Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. 10Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus! 11Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e, mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim. 12aAlegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Homilia – Pe. Jair
É muito comum alguém perguntar: qual é o perfil de uma pessoa bem-aventurada, nos dias de hoje? A motivação da resposta é simples: o perfil de uma pessoa bem-aventurada é a que coloca em prática a justiça de Deus que é “não julgueis para não serdes julgado”.
O perfil de uma pessoa Bem-Aventurada é a que consegue ultrapassar todas as barreiras, todos os empecilhos e enxerga o seu próximo do presente para o futuro.
O perfil de uma pessoa Bem-Aventurada é a que tem equilíbrio emocional e sente na alma que é esperança de vida para quem vive na desesperança junto à família, comunidade e sociedade.
E deixa transparecer, através de seu testemunho, que tem a vida de Deus dentro de si, que Deus é o alicerce de sua vida e não tem medo de colocar em prática, onde quer que esteja, a justiça de Deus que é misericórdia, perdão e salvação.
Percebem? Esses sinais levam as pessoas mudarem de vida porque passam a confiar em Deus e colocam Nele a esperança por causa da ressurreição de Jesus.
Por outro lado, não é Bem-Aventurada a pessoa que não tem equilíbrio emocional porque não consegue ultrapassar as barreiras do orgulho, do ciúme, da inveja, da falsidade, do egoísmo, da auto-suficiência e só sabe julgar o próximo do presente para o passado e planta, no dia-a-dia, sua vida na secura de tantos desertos do mundo.
Mas, fica essa dica: para caminhar no caminho das Bem-Aventuranças é preciso manter o equilíbrio emocional, ser honesto, sincero e coerente na missão serviço e não ter medo de abraçar pelo menos uma das Bem-Aventuranças e confiar em Deus para ser santo como Ele é Santo.
Mas, ainda nesta mesma linha, a proposta de santidade parece assustar muitos de nós porque nem todos temos uma idéia clara e objetiva da santidade, do que seja a santidade e de como vivê-la. Não é mesmo?
Parece que entre nós persiste aquela idéia de que o santo e a santa são pessoas do passado ou que viveram de um modo totalmente diferente do nosso. Gente estranha e diferente de nós.
Mas, não é bem assim porque existem santos e santas em todas as épocas da história. Existem santos e santas em nossos tempos, como é o caso de Papa João Paulo II, que muitos de nós vimos, até mesmo pessoalmente; como Madre Teresa de Calcutá, Santa Dulce dos Pobres e outros tantos em muitas partes do mundo.
Isso sem esquecer de mencionar os santos e santas com os quais convivemos em nossas famílias e comunidades que vivem dedicando suas vidas a Deus para realizar a vontade divina com suas vidas e por meio de suas vidas como nos ensina o Papa Francisco.
“Os santos são seres humanos como nós, como cada um de nós”, mas, que assumem na íntegra o caminho da santidade, que é “jamais odiar, servir os demais, servir os mais necessitados, rezar e alegrar-se”.
Vamos voltar para o seio da família e atividades diárias com o ensinamento do Papa Francisco: “ser Santos não é um privilégio de poucos, como se um deles tivesse recebido uma grande herança. Todos nós temos a herança de poder chegar a ser santos no Batismo. Essa é a nossa meta e vamos chegar lá”. Deus abençoe a todos.
Pe. Jair – Patos, 05.11.2023. – YouTube –Patos Online.