Liturgia e Homilia - 14º Domingo do Tempo Comum - 09 de junho de 2023
- 08/07/2023
- 0 Comentário(s)
Primeira Leitura (Zc 9,9-10)
Leitura da Profecia de Zacarias:
Assim diz o Senhor: 9“Exulta, cidade de Sião! Rejubila, cidade de Jerusalém! Eis que vem teu rei ao teu encontro; ele é justo, ele salva; é humilde e vem montado num jumento, um potro, cria da jumenta.
10Eliminará os carros de Efraim, os cavalos de Jerusalém; ele quebrará o arco de guerreiro, anunciará a paz às nações. Seu domínio se estenderá de um mar a outro mar, e desde o rio até os confins da terra”.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Responsório Sl 144(145),1-2.8-9.10-11.13cd-14 (R. 1b)
— Bendirei, eternamente, vosso nome, ó Senhor!
— Bendirei, eternamente, vosso nome, ó Senhor!
— Ó meu Deus, quero exaltar-vos, ó meu Rei, e bendizer o vosso nome pelos séculos. Todos os dias haverei de bendizer-vos, hei de louvar o vosso nome para sempre.
— Misericórdia e piedade é o Senhor, ele é amor, é paciência, é compaixão. O Senhor é muito bom para com todos, sua ternura abraça toda criatura.
— Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, e os vossos santos com louvores vos bendigam! Narrem a glória e o esplendor do vosso reino e saibam proclamar vosso poder!
— O Senhor é amor fiel em sua palavra, é santidade em toda obra que ele faz. Ele sustenta todo aquele que vacila e levanta todo aquele que tombou.
Segunda Leitura (Rm 8,9.11-13)
Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos:
Irmãos: 9Vós não viveis segundo a carne, mas segundo o espírito, se realmente o Espírito de Deus mora em vós. Se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo.
11E, se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos mora em vós, então aquele que ressuscitou Jesus Cristo dentre os mortos vivificará também vossos corpos mortais por meio do seu Espírito que mora em vós.
12Portanto, irmãos, temos uma dívida, mas não para com a carne, para vivermos segundo a carne. 13Pois, se viverdes segundo a carne, morrereis, mas se, pelo Espírito, matardes o procedimento carnal, então vivereis.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Anúncio do Evangelho (Mt 11,25-30)
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, Jesus pôs-se a dizer: 25“Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. 26Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado.
27Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar.
28Vinde a mim, todos vós, que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. 29Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. 30Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Homilia – Pe. Jair
O evangelista Mateus apresenta Jesus, neste 14º domingo do tempo comum, como mestre da justiça do Reino de Deus que despertou no início de sua vida pública, na Galiléia, bastante entusiasmo e obteve um notável sucesso.
Mas, levada em frente a justiça do Reino de Deus, Jesus entrou em choque com os doutores da lei e os fariseus, ferrenhos opositores e inimigos.
E como também sua mensagem era por demais perturbadora, a maioria dos discípulos se tornou desconfiada, desanimou e o abandonou.
Jesus chegou ao ponto de ficar desacreditado pelos familiares, pelos ricos e letrados.
E com Ele permaneceu somente alguns seguidores pertencentes às classes mais pobres e desprezadas da sociedade judaica.
Diante desse balanço tão próximo ao fracasso era de se esperar que Jesus fosse desanimar e abandonar o projeto de implantar o Reino de Deus, mas pelo contrário, pergunta para aqueles seguidores:
Vocês também querem ir embora? Jesus correu o risco de ficar sem ninguém, mas para sua surpresa respondem: “Aquém iremos nós”? “Só Tu tens palavras de vida eterna”.
Diante dessa profissão de fé, Jesus fez uma belíssima oração: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra porque escondestes estas coisas aos sábios e entendidos e as revelastes aos pequeninos” que tem a sabedoria da vida, do evangelho e não tem ambições de serem superiores uns aos outros.
São pessoas humildes que enxergam o amor de Deus em Jesus, aceitam Jesus e outras pessoas que não enxergam o amor de Deus em Jesus, rejeitam Jesus porque estão cheias de si e isso basta.
Percebem? Jesus é o mestre da justiça divina porque não é opressor, é acolhedor, é manso e divide com as pessoas que carregam fardos pesados da calúnia, da injustiça, das perseguições da falta de emprego, da doença.
Pessoas que precisam fazer um malabarismo para conseguir sobreviver e quem vive um bem-estar por menor que seja, pergunta:
Como é possível alguém sobreviver em tais condições. É gente sofrida porque a vida lhes é um peso.
E o interessante é que Jesus se deixa conhecer por estas pessoas rejeitadas e marginalizadas porque os sábios, os ricos, os felizes, os que estão tranquilos pensam ter tudo, não sentem necessidade de Deus e não querem desfrutar da salvação trazida por Cristo.
É diante deste cenário que aflora a pergunta: qual é o caminho mais perfeito para ascender à luz da fé DE Jesus, em nossos corações? É colocando-se a serviço de quem mais precisa dentro da família, comunidade e sociedade para se aproximarem de Deus.
E depois é só ouvir os elogios na alma: “Felizes os olhos que vêm o que vós vedes”! Pois “Eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que estais vendo e não puderam ver; quiseram ouvir o que estais ouvindo e não puderam ouvir”.
Deus não oculta as coisas, mas revela tudo em seu Filho que vence as tentações e propõe a justiça do Reino como forma alternativa à justiça dos doutores da lei.
Vamos voltar para o seio da família e atividades diárias com este ensinamento: felizes os que recebem a eucaristia como sinal de libertação e infelizes quem recebe a eucaristia como sinal material porque não tem interesse nenhum em continuar no mundo a obra e missão de Jesus.
Em outras palavras: tem gente que se abre ao projeto divino ao receber a Eucaristia e gente que se fecha ao projeto divino.
Pe. Jair – Patos, 09 de julho de 2023 YouTube – Patos Online.






