Liturgia Dominical e Homilia - 11º Domingo do Tempo Comum - 18 de junho de 2023

  • 18/06/2023
  • 0 Comentário(s)

Liturgia Dominical e Homilia - 11º Domingo do Tempo Comum - 18 de junho de 2023

Primeira Leitura (Êx 19,2-6a)

Leitura do Livro do Êxodo:

Naqueles dias, os israelitas, 2partindo de Rafidim, chegaram ao deserto do Sinai, onde acamparam. Israel armou aí suas tendas, defronte da montanha. 3Moisés, então, subiu ao encontro de Deus. O Senhor chamou-o do alto da montanha, e disse: “Assim deverás falar à casa de Jacó e anunciar aos filhos de Israel: 4Vistes o que fiz aos egípcios, e como vos levei sobre asas de águia e vos trouxe a mim. 5Portanto, se ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, sereis para mim a porção escolhida dentre todos os povos, porque minha é toda a terra. 6aE vós sereis para mim um reino de sacerdotes e uma nação santa”.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório Sl 99(100),2.3.5 (R. 3c)

— Nós somos o povo e o rebanho do Senhor.

— Nós somos o povo e o rebanho do Senhor.

— Aclamai o Senhor, ó terra inteira, servi ao Senhor com alegria, ide a ele cantando jubilosos!

— Sabei que o Senhor, só ele, é Deus, Ele mesmo nos fez, e somos seus, nós somos seu povo e seu rebanho.

— Sim, é bom o Senhor e nosso Deus, sua bondade perdura para sempre, seu amor é fiel eternamente!

Segunda Leitura (Rm 5,6-11)

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos:

Irmãos: 6Quando éramos ainda fracos, Cristo morreu pelos ímpios, no tempo marcado. 7Dificilmente alguém morrerá por um justo; por uma pessoa muito boa, talvez alguém se anime a morrer. 8Pois bem, a prova de que Deus nos ama é que Cristo morreu por nós, quando éramos ainda pecadores.9Muito mais agora, que já estamos justificados pelo sangue de Cristo, seremos salvos da ira por ele. 10Quando éramos inimigos de Deus, fomos reconciliados com ele pela morte do seu Filho; quanto mais agora, estando já reconciliados, seremos salvos por sua vida! 11Ainda mais: Nós nos gloriamos em Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo. É por ele que, já desde o tempo presente,

recebemos a reconciliação.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Anúncio do Evangelho (Mt 9,36-10,8)

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 36vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor. Então disse a seus discípulos: 37"A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. 38Pedi pois ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!” 10,1Jesus chamou os doze discípulos e deu-lhes poder para expulsarem os espíritos maus e para curarem todo tipo de doença e enfermidade. 2Estes são os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e seu Irmão João; 3Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o cobrador de impostos; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; 4Simão, o Zelota, e Judas Iscariotes, que foi o traidor de Jesus. 5Jesus enviou estes Doze, com as seguintes recomendações: “Não deveis ir aonde moram os pagãos, nem entrar nas cidades dos samaritanos! 6Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’. 8Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar!”

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Homilia – Pe. Jair

Mostra-nos a Liturgia da Palavra que o chamado divino na vida de cada homem e mulher é uma vocação missionária de um projeto que revela a necessidade da evangelização no mundo que está precisando de Deus, sedento da Palavra de Deus.

Mas, para isto, é preciso caminhar de acordo com Jesus, como nos mostra o evangelho, fazendo o bem para às pessoas porque diante do bem que Jesus fazia muitos acreditaram, muitos admiravam e viam em Jesus o Filho de Deus, o enviado de Deus, o Messias, o Salvador. Em síntese! “Jesus passou pelo mundo fazendo o bem”!

As multidões se admiravam diante do bem que Jesus estava fazendo, mas havia sempre os fariseus inimigos de Jesus que sabiam colocar defeitos e sabiam criticar tudo aquilo de bom que Jesus estava fazendo porque eles não queriam o bem, queriam o mal.

Percebem? É nesta mesma linha de fazer o bem que devemos imitar Jesus. Mas, nem sempre é fácil fazer o bem num mundo tão maldoso e cheio de incompreensão, mas não podemos desanimar.

Devemos fazer o bem porque Jesus, como nos mostra evangelho, “vendo as multidões, compadeceu-se delas porque estavam cansadas abatidas como ovelhas sem pastor”.

E ensina os discípulos a fazerem esta bonita oração: “Pedi, pois, ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita”.

E o nosso clamor é o mesmo: Precisamos de sacerdotes, Senhor? Mas, não sacerdote de qualquer jeito, precisamos de sacerdotes do jeito de Jesus.

Porque nosso mundo está sedento da bondade de Deus. Chega de maldade, temos que fazer o bem! A Igreja aqui no Brasil, iluminada pelo Espírito Santo, vivenciando este 3º Ano Vocacional, pergunta para cada um de nós:

Quem é que deveria estar ao seu lado aqui na Igreja e não está porque você não teve coragem de convidá-lo(a)?

Lembre-se: Deus se serve de cada um de nós para renovar a Igreja e mostrar que seu reino é uma grande família que está alicerçada na justiça, na paz, no amor e na alegria.

“Deus nem sempre chama as pessoas capacitadas” para anunciar seu reino, mas, “capacita quem ele escolhe” para essa missão sublime que é implantá-lo junto às pessoas, com muita fé e amor.

E diz para cada um de nós: “Não tenha medo de avançar para às águas profundas” e viver seu batismo, com seu testemunho, com sua palavra e revele com liberdade interior quem você é.

Não tenha medo de anunciar o Deus que você recebeu no batismo e o bem que faz porque você é de Deus e tem Deus dentro de si.

Olhando a realidade que nos cerca, quantos falsos pastores revestidos de máscaras conduzindo as ovelhas para caminhos tortuosos.

E nós somos discípulos e missionários de Jesus, temos que viver a nossa vocação e anunciar não um Deus fácil que leva ao comodismo, a nenhum compromisso.

Mas, anunciar o Deus de Jesus comprometido com a vida que não tem medo da cruz, que não tem medo do sofrimento porque é modelo para nós.

Vamos deixar em alto relevo na mente e memória que não temos outro modelo. Quem quiser segui-Lo como discípulo e missionário tome a sua cruz, cada dia...

Assim aconteceu com os primeiros discípulos... Jesus percebeu que eles estavam pensando e agindo como Ele e não perdeu tempo e conferiu autoridade de expulsar os maus espíritos, curar os doentes e lutar contra tudo aquilo que destrói a vida das pessoas quer física, quer espiritual.

E o interessante é que Jesus continua a reproduzir, em cada um de nós, sua vida para ser vivenciada dentro da família, comunidade e sociedade na solução dos problemas que mais angustiam as pessoas.

Lembre-se: O verdadeiro discípulo e missionário não precisa ter medo da cruz porque Jesus passou por ela e venceu e quem tem a fé DE Jesus sempre vence... O nosso mundo está precisando de Deus, mas não qualquer Deus.

Vamos voltar para o seio da família e atividades diárias com esse ensinamento; O nosso mundo precisa do Deus de Jesus, comprometido com a vida, a verdade, a justiça, a fraternidade e a solidariedade. É esse Deus que nós temos que anunciar. “Quem quiser ser meu discípulo, vem e segue Me”.

Pe. Jair - Patos, PB. 18.06.2023 - YouTube – Patos Online.


#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Top 5

top1
1. Eu Sou Teu Pai

Valesca Mayssa

top2
2. Passa Lá em Casa Jesus

Kailane Frauches

top3
3. Deserto

Maria Marçal

top4
4. Nada Me Faltará

Izabelle Ribeiro

top5
5. Bênçãos Que Não Têm Fim (Counting My Blessings)

Isadora Pompeo

Anunciantes