Liturgia Dominical e Homilia - Ascensão do Senhor - 21 de maio de 2023
- 21/05/2023
- 0 Comentário(s)
Primeira Leitura (At 1,1-11)
Leitura do Livro dos Atos dos Apóstolos:
1No meu primeiro livro, ó Teófilo, já tratei de tudo o que Jesus fez e ensinou, desde o começo, 2até o dia em que foi levado para o céu, depois de ter dado instruções pelo Espírito Santo, aos apóstolos que tinha escolhido. 3Foi a eles que Jesus se mostrou vivo, depois de sua paixão, com numerosas provas. Durante quarenta dias apareceu-lhes falando do Reino de Deus.
4Durante uma refeição, deu-lhes esta ordem: “Não vos afasteis de Jerusalém, mas esperai a realização da promessa do Pai, da qual vós me ouvistes falar: 5‘João batizou com água; vós, porém, sereis batizados com o Espírito Santo, dentro de poucos dias’”.
6Então os que estavam reunidos perguntaram a Jesus: “Senhor, é agora que vais restaurar o Reino de Israel?”
7Jesus respondeu: “Não vos cabe saber os tempos e os momentos que o Pai determinou com sua própria autoridade. 8Mas recebereis o poder do Espírito Santo que descerá sobre vós, para serdes minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e na Samaria, e até os confins da terra”.
9Depois de dizer isso, Jesus foi levado ao céu, à vista deles. Uma nuvem o encobriu, de forma que seus olhos não podiam mais vê-lo.
10Os apóstolos continuavam olhando para o céu, enquanto Jesus subia. Apareceram então dois homens vestidos de branco, 11que lhes disseram: “Homens da Galileia, por que ficais aqui parados, olhando para o céu? Esse Jesus que vos foi levado para o céu virá do mesmo modo como o vistes partir para o céu”.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Responsório Sl 46(47),2-3.6-7.8-9 (R. 6)
— Por entre aclamações Deus se elevou, o Senhor subiu ao toque da trombeta.
— Por entre aclamações Deus se elevou, o Senhor subiu ao toque da trombeta.
— Povos todos do universo, batei palmas, gritai a Deus aclamações de alegria! Porque sublime é o Senhor, o Deus Altíssimo, o soberano que domina toda a terra.
— Por entre aclamações Deus se elevou, o Senhor subiu ao toque da trombeta. Salmodiai ao nosso Deus ao som da harpa, salmodiai ao som da harpa ao nosso Rei!
— Porque Deus é o grande Rei de toda a terra, ao som da harpa acompanhai os seus louvores! Deus reina sobre todas as nações, está sentado no seu trono glorioso.
Segunda Leitura (Ef 1,17-23)
Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios:
Irmãos: 17O Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai a quem pertence a glória, vos dê um espírito de sabedoria que vo-lo revele e faça verdadeiramente conhecer. 18Que ele abra o vosso coração à sua luz, para que saibais qual a esperança que o seu chamamento vos dá, qual a riqueza da glória que está na vossa herança com os santos, 19e que imenso poder ele exerceu em favor de nós que cremos, de acordo com a sua ação e força onipotente.
20Ele manifestou sua força em Cristo, quando o ressuscitou dos mortos e o fez sentar-se à sua direita nos céus, 21bem acima de toda a autoridade, poder, potência, soberania, ou qualquer título que se possa mencionar, não somente neste mundo, mas ainda no mundo futuro. 22Sim, ele pôs tudo sob seus pés e fez dele, que está acima de tudo, a Cabeça da Igreja, 23que é o seu corpo, a plenitude daquele que possui a plenitude universal.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Anúncio do Evangelho (Mt 28,16-20)
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 16os onze discípulos foram para a Galileia, ao monte que Jesus lhes tinha indicado. 17Quando viram Jesus, prostraram-se diante dele. Ainda assim alguns duvidaram. 18Então Jesus aproximou-se e falou: “Toda a autoridade me foi dada no céu e sobre a terra. 19Portanto, ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, 20e ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei! Eis que estarei convosco todos os dias, até o fim do mundo”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Homilia – Pe. Jair
Mostra-nos o evangelho que o último desejo de Jesus foi exatamente a missão confiada a seus discípulos: Ir por todo mundo e anunciar o Evangelho. Da Judeia para a Palestina, da Palestina para “o mundo todo”.
Aqui nós temos o fim da missão de Jesus humano e o início da missão de uma Igreja em saída, como pede o Papa Francisco, com a presença de Jesus glorioso.
É um tempo novo, tempo do nosso testemunho para que a humanidade inteira experimente a salvação de Deus.
E o interessante que a mesma paciência que Jesus teve junto aos seus discípulos até prepara-los para uma Igreja em saída quando dando autoridade e dizendo:
Agora vocês estão prontos para evangelizar. “Portanto, ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo e ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei! Eis que estarei convosco todos os dias até o fim do mundo”
Percebem? Ser Batizado significa uma vinculação, uma pertença. Digamos: Uma pessoa tem um carro. Alguém pergunta: Em nome de quem está registrado esse carro? Quem é o dono? Em nome de fulano: Significa que esse carro pertence àquele que é o dono.
É isso que o evangelista Mateus está querendo dizer que é preciso batizar, estabelecer uma vinculação, uma mútua pertença com a Trindade.
Quando sou batizado, pertenço a Trindade. Sou alguma coisa que faz parte da Trindade. Assim sendo ninguém pode apropria-se do ser humano. Quando alguém abusa de outra pessoa, se apropria de outra pessoa ideologicamente, economicamente, politicamente ou de muitas outras formas para dominá-la é uma violação da propriedade da Trindade.
Penso que se cada um de nós levar isso a sério em função e razão do batismo ninguém pode ser visto como propriedade de outra pessoa. O Batizado pertence a Deus, a Trindade.
Outra coisa que vejo que é importante é a catequese porque há um projeto no final do evangelho de Mateus que o mundo inteiro aprenda que é a prática da justiça divina que faz o reino acontecer.
E para isso tem a promessa. “Eu estarei com vocês até o fim do mundo”.
É isso que deve ficar bem claro que Jesus é Deus presente na caminhada até o fim da nossa história para que a justiça do reino se espalhe no mundo inteiro.
Ascenção de Jesus não é um afastamento. Nós precisamos de tempo e dividir o tempo em etapas para entender o que é importante, mas para Deus não existe essa divisão de tempos.
Jesus voltou para o Pai, mas permanece conosco até que a justiça do reino se torne uma realidade para o mundo todo.
A volta de Jesus ao pai é um afastamento físico, mas o importante é crer que a permanência Dele que é o Espírito Santo, entre nós, se faz presente até que a justiça do reino se estabeleça no mundo inteiro.
Ainda mais: A ascensão de Cristo aos céus nos dá a esperança de que Ele vai preparar-nos uma morada, como Ele mesmo disse.
Por isso nos dá alegria da nossa futura ressurreição. Eis a razão para estarmos felizes.
Vamos voltar para o seio da família e atividades diárias com este ensinamento: Ser batizado significa pertencer para sempre a Trindade. Aquele que é batizado não é escravo, não tem nenhum Senhor a não ser a Trindade Santa.
Pe. Jair – Patos, 25.04.2023- YouTube – Patos Online.






